terça-feira, 30 de julho de 2013

Vila Franca do Rosário

Brasão de armas de Vila Franca do Rosário

A lenda do aparecimento de Nossa Senhora a um pastor de Vila Franca, no ano de 1560, explica a origem da localidade, ao tempo vinculada à Enxara. Sabendo-se que, por essa altura, estavam praticamente terminadas as grandes obras manuelinas da zona, que ainda hoje tanto individualizam este território, abria-se nova frente religiosa a Ocidente das Enxaras, e curiosamente na estrada estruturante da região, que ligava a capital a Torres Vedras.

Foi esta particular localização que permitiu o desenvolvimento de Vila Franca, a que se associou uma feira promovida pela rainha D. Maria I em 1778. No século XIX, a localidade albergou uma estação do caminho-de-ferro monocarril da linha Lisboa-Leiria (conhecido por Larmanjat, em memória do seu inventor), empreendimento de curta vida, iniciado em 1873, mas declarado falido escassos dois anos depois.
A actual freguesia foi criada a 5 de Dezembro de 1939, sintoma de que os progressos na rede viária Lisboa – Torres Vedras se faziam sentir. Mais a Sul, a Malveira era, por essa altura, objeto de grandes valorizações e Vila Franca recebia os ecos desse novo tempo, que assegurava preponderância às localidades implantadas ao longo das estradas nacionais.
A igreja de Nossa Senhora do Rosário é um monumento barroco único. Começada a reconstruir após o desastre provocado pelo terramoto de 1755, nunca viria a ser concluída, abandonando-se a obra quando se preparavam para abobadar a galilé. Só em anos recentes a construção foi terminada e ela permanece como o mais importante templo do concelho da escola de arquitectura formada no Palácio-Convento de Mafra. A festa em honra da Senhora do Rosário ocorre geralmente em meados de Setembro.

JUNTA DA FREGUESIA DE VILA FRANCA DO ROSÁRIO 
Largo Adriano S. Figueiredo, 4
2665-419 Vila Franca do Rosário
Telef.: 261780150
Fax: 261780157
e-mail: jf.vfrosario@mail.telepac.pt 
Site: http://jfvfrosario.no.sapo.pt

Vila Franca do Rosário é uma freguesia portuguesa do concelho de Mafra, com 6,17 km² de área e 871 habitantes (2011). Densidade: 141,2 hab/km².

Entre as colectividades de Vila Franca do Rosário destaca-se a Sociedade Recreativa e Musical de Vila Franca do Rosário, por ser a mais antiga. Foi fundada por Francisco Leonardo Nunes da Mota a 22 de Fevereiro de 1896, tomando inicialmente a designação de “Fanfarra Progresso”. Regida por António dos Santos Dinis, era constituída por onze elementos.
Mais tarde, a Fanfarra Progresso, constituída por 22 elementos e sob regência do Maestro Melo, passou a denominar-se Sociedade Recreativa. Posteriormente foi regida por Joaquim Esteveira até 1942.
Até à data de 1 de Agosto de 1983 as actividades desta colectividade estiveram interrompidas, devido à escassez de recursos humanos e financeiros. Foi então que, nessa data, um grupo de pessoas da freguesia, das quais se destacam Maria da Nazaré Silva e Álvaro de Almeida, tomaram a iniciativa de reactivar a banda de música, agora com a designação de Sociedade Recreativa e Musical de Vila Franca do Rosário, que se mantém até à presente data. Foi o maestro Luís Filipe Moreira que aceitou o desafio de levar esta tarefa a bom porto, tendo conseguido formar cerca de 80 músicos, ao longo dos seus dezesseis anos de dedicação.

A regência da banda está presentemente a cargo do maestro Aurélio Rua Ribeiro que, com o seu esforço e dedicação, deu continuidade a esta fabulosa banda de música, que desta forma tem abrilhantado inúmeras festas e romarias, deslocando-se nas suas actuações aos mais diversos pontos do país.


Sem comentários:

Enviar um comentário